“DE PÉ PELA FÉ”: Sobrevivente do Câncer É Convidada pela OAB para Apresentar o “Carimbo pela Vida”, Movimento que Monitora o Investimento em Oncologia
BRASÍLIA, 24 de Novembro de 2025 – O Seminário Novembro Azul é realizado nesta noite pela Comissão de Direito da Saúde da OAB Subseção Águas Claras. A jornalista, sobrevivente do câncer e ativista no enfrentamento ao câncer, Cintia Aquino, foi convidada pessoalmente pela Presidente da Comissão, Dra. Priscila Machado, também sobrevivente do câncer, para integrar o painel e apresentar a metodologia “Carimbo pela Vida”.
Cintia Aquino atribui sua cura a um milagre de Deus e destaca que está de pé pela fé. Sua experiência de sobrevivência a complicações como sepse e trombose, após ter acesso ao tratamento devido na rede particular, a motivou a transbordar o milagre de Deus em sua vida ajudando a comunidade oncológica.
O trabalho de Cintia é consolidado por um histórico de ações que conferem respaldo institucional à sua jornada.

Na campanha Setembro em Flor, participou de matérias e redes sociais oficiais da Secretaria de Saúde. Em Outubro Rosa, ela realizou uma palestra com a Secretaria da Mulher do Governo do Distrito Federal e finalizou o período com uma audiência pública no Senado Federal, na Subcomissão do Câncer da Comissão de Assuntos Sociais. Seu testemunho está registrado no livro coletivo “Meu Diário de Força” (HUB/UNB).
Essa trajetória de colaboração com órgãos oficiais alicerça sua presença na OAB, solidificando seu papel. Sua presença no 3º Painel é o palco para o lançamento da missão em expansão. Cintia reitera que não fará acusações, mas apresentará a realidade do paciente.

“A partir de agora, o Carimbo pela Vida tem a missão de monitorar a verba investida na Oncologia em todas as esferas. Queremos transparência total: quem investiu, como o dinheiro está sendo gasto, e principalmente, saber quem são aqueles que verdadeiramente carimbam pela vida do paciente oncológico.”
Monitoramento e Transparência na Prática
A metodologia “Carimbo pela Vida” busca o engajamento de Cidadania Ativa para incentivar os parlamentares a destinarem verbas de forma direcionada. O movimento é inclusivo: todos podem carimbar pela vida.
“Temos nossos direitos no papel, mas precisamos exercer o dever de buscá-los. O Carimbo pela Vida é a única forma de garantir que o investimento chegue e a vida seja salva.” Cintia Aquino, sobrevivente do câncer e ativista.
Serviço:
• Evento: Seminário Novembro Azul, realizado pela OAB Subseção Águas Claras.
• Participação: 3º Painel: Relato(s) de paciente(s) oncológicos.
• Data: Hoje, 24 de Novembro
• Horário: 19:00h
• Local: Auditório da Subseção de Águas Claras, OAB/DF.
Contatos para Imprensa :
Telefone: 61 98242-4983


