Comissão valida dispensa de reconhecimento facial a neurodivergentes


Os deputados membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovaram o relatório favorável da deputada Vivian Naves (PP) ao projeto de lei n° 24545/24, de autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL), que contempla pessoas neurodivergentes. 

- Publicidade -

A matéria dispõe sobre a não obrigatoriedade do reconhecimento facial em pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA), transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e síndrome de Down. Para fazer jus ao direito, o acompanhante responsável pela pessoa com deficiência deverá comprovar a condição na chegada ao estabelecimento por meio de laudo médico ou carteira de identificação. 

Martins justifica que “as pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA), déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e síndrome de Down enfrentam dificuldades cotidianas e, às vezes, situações corriqueiras do dia a dia podem se transformar em um grande transtorno. No tocante ao assunto, os procedimentos de reconhecimento facial, assim como os de identificação biométrica, podem gerar incômodo para essas pessoas”.



FONTE GOVERNO DE GOIÁS

Comentários

Últimas