Gomide destaca sintonia entre audiência pública sobre biomas e debates da COP30


Após abrir a audiência pública para debater os biomas brasileiros, o deputado Antônio Gomide (PT) destacou a relevância da discussão promovido pela Casa de Leis e sua conexão direta com as discussões globais sobre mudanças climáticas. “Debater aqui, hoje, o tema tem a importância de podermos estar inseridos no tema principal do mundo, que é exatamente a COP30”, afirmou o parlamentar, referindo-se à  Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, que ocorre neste momento em Belém (PA), reunindo representantes de cerca de 170 países para discutir estratégias de enfrentamento ao aquecimento global.

- Publicidade -

Gomide ressaltou que o Parlamento goiano cumpre um papel essencial ao promover o diálogo sobre os biomas e incentivar a defesa do Cerrado e das demais áreas naturais brasileiras. “Em Goiás, através da Assembleia Legislativa, estamos promovendo, em parceria com a Universidade Federal de Goiás, a oportunidade de fazer uma discussão sobre os biomas e lançar um e-book e uma plataforma digital para contribuir com a defesa do nosso Cerrado.”

O deputado destacou a importância da cooperação técnica com o  Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), da UFG, e a rede MapBiomas, que desenvolvem ações de monitoramento do desmatamento e das queimadas no Cerrado. “Achamos importante essa parceria com o Lapig, que tem dado grande colaboração ao MapBiomas no controle do desmatamento ilegal e das queimadas”, observou.

Ao concluir sua fala, Gomide reforçou que a audiência representa uma contribuição concreta de Goiás ao debate ambiental global. “Estamos ligados e linkados com a COP30 e queremos, obviamente, desse debate, contribuir para fazer com que o nosso meio ambiente cada vez seja melhor e a preservação do nosso bioma Cerrado em Goiás”, finalizou.



FONTE GOVERNO DE GOIÁS

Comentários

Últimas