De autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei nº 27203/25, que propõe a criação da Rota Gastronômica Luso-Goiana. A iniciativa visa reconhecer, valorizar e promover estabelecimentos que preservam tradições culinárias portuguesas no Estado, articulando cultura, turismo e desenvolvimento econômico. O projeto foi encaminhado para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
Entre os objetivos da iniciativa estão preservar e difundir o patrimônio cultural imaterial relacionado à gastronomia de origem portuguesa; fortalecer a identidade cultural luso-goiana e o intercâmbio entre as tradições portuguesas e goianas; promover o desenvolvimento econômico dos estabelecimentos e produtores participantes; e fomentar o turismo cultural e gastronômico no Estado de Goiás.
Cruvinel destaca, na justificativa da proposta, a influência da colonização portuguesa na formação da identidade cultural goiana, especialmente na culinária. “Entre as principais contribuições da gastronomia portuguesa à culinária goiana, destacam-se o uso de especiarias como cravo, canela e pimenta-do-reino, a valorização do bacalhau como alimento de prestígio, a tradição da doçaria conventual com ovos e açúcar, as técnicas de fabricação de queijos artesanais, a produção de embutidos como linguiças e chouriços, e a cultura vitivinícola”.
A rota pretende mapear e certificar os estabelecimentos e produtores, promovendo capacitação, apoio técnico e visibilidade por meio de uma plataforma digital com informações georreferenciadas. O projeto aposta no potencial do turismo gastronômico como vetor de geração de emprego, renda e valorização do patrimônio imaterial. A realização de eventos temáticos, parcerias com instituições de ensino e incentivo à regularização de produtores artesanais também estão entre as ações previstas.
O deputado argumenta que experiências semelhantes bem-sucedidas já foram implantadas em outros estados, como a Estrada Real em Minas Gerais e o Vale Europeu em Santa Catarina. A proposta, defende Cruvinel, busca posicionar Goiás como destino de referência na gastronomia cultural brasileira, conectando tradição e inovação.


