Transparência: TSE apresentará o sistema eleitoral e a urna eletrônica a diplomatas estrangeiros

Transparência: TSE apresentará o sistema eleitoral e a urna eletrônica a diplomatas estrangeiros
TSE - Tribunal Superior Eleitoral Urna eletrônica

Durante o evento, representantes das delegações poderão tirar dúvidas sobre o sistema eletrônico de votação, o enfrentamento da desinformação e o calendário das Eleições 2022

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará na próxima terça-feira (31) o evento “Sessão Informativa para Embaixadas: o sistema eleitoral brasileiro e as Eleições de 2022”. O evento tem por objetivo proporcionar um diálogo qualificado entre os especialistas de diversos setores da Corte com diplomatas estrangeiros interessados em acompanhar o pleito deste ano.

O encontro prevê uma série de apresentações sobre as eleições no Brasil e o sistema eletrônico de votação, que servirão como oportunidade para o esclarecimento de dúvidas e questionamentos que surgem com frequência nos contatos do público estrangeiro com o TSE.

Entre as 10h e as 17h da terça-feira (31), os diplomatas poderão conhecer o calendário das Eleições 2022 e o sistema eletrônico de votação, inclusive participando de uma votação simulada, em que elegerão o time de futebol brasileiro preferido entre as embaixadas.

Os representantes ainda receberão informações sobre as ações afirmativas para grupos socialmente excluídos e o trabalho de combate à desinformação que vem sendo desenvolvido pelo Tribunal e diversas entidades parceiras.

Segundo o assessor-chefe para Assuntos Internacionais do TSE, José Gilberto Scandiucci Filho, o evento tem uma importância estratégica para os objetivos de promover ampla transparência do processo eleitoral brasileiro para cidadãos e observadores internacionais, além de dar visibilidade ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação desenvolvido pelo Tribunal. “Eventos desse tipo vêm solidificar a posição do Brasil como fonte de boas práticas eleitorais para as democracias ao redor do globo”, afirma.

Programação

O evento será aberto pelo presidente do TSE, ministro Edson Fachin, e encerrado pelo vice-presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes. As exposições e debates serão feitas por ministros do Tribunal e servidores da Justiça Eleitoral.

Confira a programação completa.

RG/LC, DM

Da Redacao

Da Redacao