FALECEU NEWTON CRUZ

FALECEU NEWTON CRUZ
LUIZ SOLANO
O Repórter do Planalto

Faleceu  hoje (16), no Rio de Janeiro, o General Newton Cruz,brilhante Oficial do Exército Brasileiro e que fez história no Brasil.O General Newton Cruz,foi homenageado com um livro escrito  pelo jornalista e escritor Ruy Telles, um gaúcho que veio para Brasília e fixou  residência na Capital Federal.

A obra de Ruy Telles,” General Newton Cruz”:Cassado e Caçado por ser um Patriota ,tem o Prefácio do Presidente Jair Bolsonaro e  eu fiz o Posfácio, conforme publicação na última página..

No meu texto do Posfácio do livro de Ruy Telles, eu escrevo: “O General Newton Cruz”,seguiu à risca ,os ensinamentos da Academia Militar,que lhe deu o Espadim de Oficial,até o dia em que foi para a reserva.É admirado por muitos,inclusive por mim. Foi um modelo de militar que sempre será lembrado na caserna,dentro da política do Exército Brasileiro,pela qual somente homens do bem e dedicados perfilam  com a farda Verde- Oliva.

Ainda no Posfácio eu digo: “O livro Newton Cruz,cassado e caçado,do escritor Ruy Telles, é uma obra  de exemplo para os jovens que pretendem entrar para as fileiras do Exército Brasileiro.Será sempre lembrado como o é Duque de Caxias e outros valorosos soldados do Exército Brasileiro.

Da Redacao

Da Redacao

Um comentário em “FALECEU NEWTON CRUZ

  1. Fui cadete do general Newton Cruz durante o 1o. ano da AMAN, quando ele instrutor da AMAN. Seu porte atlético, sua postura marcial, a forma incisiva com que atuava como oficial de Cavalaria, incutia nos cadetes, à primeira vista, um sentimento de cautela mais do que natural na relação CADETE/FRANGO (gíria criada para estigmatizar os instrutores …), sentimento que logo se transformava em respeito e admiração. Não tive a oportunidade de servir sob o comando do general Newton Cruz, mas, sempre que possível, acompanhei sua atuação, tanto na ativa quanto na reserva. Ele encerrou sua carreira como general de divisão, a pedido por ter sido, injustamente, caroneado na promoção a 4 estrelas, uma grave injustiça que o amargurou até o final de seus dias. Mas, estou certo, na outra dimensão da vida onde se encontra ele ocupa uma posição de destaque na falange de heróis do Senhor dos Exércitos.

Comentários estão encerrado.