TJDFT produz cartilha sobre inclusão e conceitos relativos às pessoas com deficiência

TJDFT produz cartilha sobre inclusão e conceitos relativos às pessoas com deficiência

Como parte das iniciativas previstas no Plano de Ações de Inclusão do TJDFT, o Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade – NUICS publicou recentemente a cartilha “Pessoa com Deficiência – Conceitos Importantes e Inclusão no TJDFT”.

O objetivo da cartilha éinformar sobre os principais conceitos e direitos relativos à pessoa com deficiência, bem como sobre as atribuições do NUICS, unidade responsável pelo planejamento, implementação e promoção de ações integradas para viabilizar a efetiva inclusão da pessoa com deficiência no Judiciário do DF.

O documento traz a conceituação de pessoas com deficiência, igualdade de oportunidades, acessibilidade, adaptações razoáveis, barreiras, discriminação por deficiência, dentre outros. Além disso, esclarece quais as competências do NUICS e seu público-alvo, elenca os programas e plano de ação anual da unidade.

A cartilha visa contribuir, assim, para a viabilização dos direitos das pessoas com deficiência e para a formação de consciência crítica compatível com o atual paradigma de compreensão da deficiência.

Você encontra a cartilha “Pessoa com Deficiência – Conceitos Importantes e Inclusão no TJDFT” na página Acessibilidade, do site do TJDFT, no link Publicações – Manuais e orientações.

Saiba mais sobre o NUICS, suas ações e publicações. Conheça a legislação e confira os cursos autoinstrucionais gratuitos oferecidos pela Escola de Formação Judiciária do TJDFT, sobre a temática da acessibilidade, inclusão e diversidade.

Acesse, leia e se torne uma pessoa mais consciente da necessidade de construirmos uma sociedade mais inclusiva, acessível e sustentável. Inclusão: nós falamos essa língua.

Renata Schuster

Renata Schuster