Por Josiel Ferreira

Águia dourada!

Ibaneis Rocha e Gilvan Máximo

O governador do DF, Ibaneis Rocha, está com um sorriso largo. Ao lado do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Máximo, tem inaugurado em curto prazo, a Internet Social em várias regiões administrativas do Distrito Federal. Outra novidade, é a oferta de Internet para táxis e aplicativos de transporte, que está em expansão – 20 mil deficientes físicos de baixa renda também terão direto de usar a rede social em suas casas, também de graça.

Avanços tecnológicos

WiFi Social

Entre os programas em andamento, ‘O Cidade Inteligente’ é destaque pelos avanços tecnológicos no DF – tem chegado nas casas de várias comunidades mais desfavorecidas em Brasília.

Apoio evangélico 2022

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Máximo

Num grupo de WhatsApp, um pastor brinca que o secretário Gilvan Máximo atingiu imunidade de rebanho no eleitorado evangélico. Gilvan vem flertando com o público evangélico, que é considerado uma força política decisiva na capital federal. Máximo já conta com apoio de várias igrejas e ganha pontos com chefes das principais igrejas evangélicas do Distrito Federal.

Nem um lado, nem outro

9° Fórum Nacional de Governadores, no Palácio do Buriti . Foto: Renato Alves/Agência Brasília.

Os governadores reunidos em Brasília, sob a coordenação do governador do DF, Ibaneis Rocha, indicaram que não irão comprar a briga para nennhum dos lados. Ou seja, nem são favoráveis ao presidente Bolsonaro e do mesmo modo apoiarão ministros do Supremo, em meio  às  quedas de braço atualmente.

Em outras palavras, ainda, eles não defendem também o tom de enfrentamento entre os dois lados.  Segundo alguns governadores, o tensionamento produzido por Bolsonaro entre poderes é contrário a agregar em torno dele as forças políticas com vistas às Eleições 2022

Piada

Deputado Leandro Grass

No meio político, a pré-candidatura de Leandro Grass ao GDF virou motivo de risos. Muitos disseram que ele não será candidato ao GDF de jeito nenhum e que será mesmo candidato à reeleição. Se Grass realmente mudar de ideia, Waldir Cordeiro e Aldemario Araújo se sentirão enganados.

Joe Vale quer ser Vice

Ex- deputado Joe Valle

O ex-deputado distrital, Joe Vale, pretende ser candidato a vice-governador na chapa liderada por Reguffe. Porém, o cabeludinho (apelido carinhoso dado por amigos) não foi aprovado por Belmonte, dono da chapa.

Belmonte ao Senado

Deputada federal Paula Belmonte

A deputada federal, Paula Belmonte, tentará uma vaga no Senado. De malas prontas para sair do cidadania, a deputada deve seguir destino para o PROS, retirar apoio a Bolsonaro, e passar a apoiar Sérgio Moro à presidência.

PL em crise


A entrada do ex-deputado distrital Raad Massouh ao PL produziu efeitos complexos. O primeiro efeito é a provável saída de Gutemberg Fialho da legenda.

Delegado Luiz no PV

Delegado Luiz

O delegado dos direitos da criança e do adolescente do DF, Delegado Luiz, foi convidado para ser candidato pelo PV a deputado federal.

Conto do vigário

Senador Izalci Lucas

O senador Izalci Lucas será candidato ao GDF, mas não consegue formar grupo. Recentemente, um ex-apoiador postou a seguinte frase em homenagem ao Senador: “Sorria, você está sendo enganado!”

Chorar as pitangas

Chorar as pitangas

O pré-candidato à deputado federal de um determinado partido foi avisado para não cair no conto da sereia. Mas quando tirar o véu da ignorância será tarde. Notívagos avisaram, mas é “difícil aceitar”.

Cadê o Chico Leite?

Ex-deputado Chico Leite e ex-governador Rollemberg

Após ter sido, literalmente, abandonado por Rodrigo Rollemberg em 2018, a turma da política tem-se perguntado: “Cadê o Chico Leite?” Desde que voltou ao cargo de procurador de Justiça do MPDFT, Chico Leite é visto apenas em padarias do Sudoeste. Sumiu!

Ilka Teodoro no PV

Administradora de Brasília, Ilka Teodoro

A administradora do Pano-Piloto, Ilka Teodoro, recebeu convite para ingressar no partido Verde, após ter deixado o PSOL em 2019. O PV, segundo analistas, possui um perfil mais parecido com o da administradora que cursa mestrado em Direitos Humanos na UNB e faz um excelente trabalho à frente da proteção ao meio-ambiente na pasta. Além disso, o PV dará liberdade para que Ilka apoie o governador Ibaneis Rocha em 2022, assim como já informou ao secretário de Estado Severino Cajazeiras.

Venci a Covid-19

Deputado Guarda Jânio internado com a Covid-19

Internado desde o dia 29 julho, quando foi diagnosticado com Covid-19, o deputado Guarda Jânio (Pros-DF) deve receber alta clínica, ainda esta semana.

Em contato com o colunista, Jânio manifestou profundo agradecimento a Deus, à família, amigos, equipe do Hospital DF Star e a todos aqueles que de alguma forma manifestaram ou torceram pelo restabelecimento de sua saúde. “Venci a Covid-19. Deus operou o milagre em minha vida. Passei 48hs entubado, perdi 20kg. Com as bênçãos de Deus, amanhã estarei de alta”, declarou o parlamentar.

Concurso

Secretária de Educação do DF Hélvia Paranaguá

Em entrevista na rádio Atividade, [Quadro Brasília em Atividade] a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, antecipou que haverá três concursos para contratação de profissionais da Educação em breve.

Hungria no DC

DJ Leandro Hungria

Após noticiarmos que Hungria sairia do PROS, fomos informados que Leandro Hungria será candidato pelo DC. Analistas indicam que Leandro terá entre 5 e 15 mil votos. Antes, a previsão era de 80 mil votos, mas o cenário mudou.