O aparelho radio-amador ajuda comunidade de Santa Maria em situações de emergência

Há mais de 28 anos, Luiz Carlos Saraiva faz da paixão pelo rádio uma missão para ajudar moradores de Santa Maria. Com um aparelho radio-amador, sua casa vira um ponto de apoio para que a população da região consiga chamar os bombeiros ou polícia em situação de emergência. Mesmo com o avanço da tecnologia, o equipamento continua sendo um grande aliado da comunidade local.

Para utilizar o serviço, a comunidade pode ir à casa do Luiz, onde funciona o aparelho de radio-amador, e solicitar a ele ou à esposa Reny de Fátima Saraiva que possam falar com bombeiros ou policiais, de acordo com a emergência. Após esse contato, a orientação é passada ao cidadão. “Com o rádio, nos comunicamos e buscamos resposta à comunidade”, ressalta Luiz.

E nesta terça-feira (10), o secretário de Estado de Atendimento à Comunidade do Distrito Federal, Severino Cajazeiras, esteve no local para conhecer a dinâmica e outros projetos sociais que Luiz e sua família encabeçam em Santa Maria. “Uma das funções da Secretaria de Estado de Atendimento à Comunidade do Distrito Federal é ouvir projetos da comunidade e apoiar iniciativas como o uso deste equipamento aqui na casa do Luiz para aqueles que, em momentos de urgência, precisam de um meio de Comunicação”, destacou o secretário.