Por Josiel Ferreira

Guarda Jânio (Pros) tomou posse nesta manhã de sexta (18) como deputado distrital na vaga de Fernando Fernandes (sem partido) na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). 

Fernandes assumiu a Administração Regional de Ceilândia. A 1ª suplente Telma Rufino (Pros) tomou posse nesta quinta-feira (17). Ela deixará a vaga para o 2º suplente, Guarda Jânio, ocupar o espaço.

Telma Rufino voltará para a condução da Administração Regional de Arniqueira. Fernandes já começou a administrar Ceilândia.

O presidente da CLDF, Rafael Prudente, comentou sobre a menção de Jânio a ser suplente, “não apita sobre muita coisa”. “Na nossa gestão suplente vai mandar e muito mandar muito. Você entra num momento muito importante. Estamos vivendo uma pandemia. E a gente tem feito um esforço muito grande”, disse.

Prudente afirmou que nos últimos 12 meses foram votados mais de 300 projetos de lei. Ele comentou ainda que a CLDF tem feito seu trabalho de agilizar projetos do Executivo para facilitar a vida da população e colaborar no combate aos efeitos da Covid-19.

“Com muita alegria, mesmo, de ser que está presidindo a Câmara de colocar esse broche que você batalhou 20 anos para sentar nessa cadeira. Eu vou te ajudar em tudo, pessoalmente, para que você tenha todas as condições de dar todas as respostas à população do DF e das pessoas mais carentes população de Ceilândia.”

O deputado distrital Guarda Jânio agradeceu as palavras de Prudente e as pessoas que compareceram à sessão de posse, especialmente a esposa e filhos.

Ele agradeceu o governador Ibaneis Rocha e lembrou que foram 20 anos que passou de governo para governo. “Fui suplente e três vezes bati na porta. Uma eu perdi por 141 votos. Sabe o que eles fizeram comigo? Me largaram e jogaram na sarjeta”, afirmou Jânio que ainda sofreu ameaças e não deram oportunidade.

“A minha história se confunde com a história de José. Foi perseguido, caluniado. Mas eu clamei, pedi paciência e nunca perdi a fé em Deus e hoje estou aqui”, disse ele emocionado.

Na visão de Jânio o governador foi o único que estendeu a mão para ele, juntamente com Rafael Prudente. Também reconheceu que Fernando Fernandes e Thelma Rufino lhe deram oportunidade de mostrar “meu caráter e minha luta pela população que mais precisa”.

“Vou bater na porta de cada um de vocês, vou me aconselhar com vocês e juntos vamos fazer as coisas com maior responsabilidade. É muito fácil sair de lado, criticar e ninguém fazer uma proposta para fazer uma proposta de poder. Juntos, eu Hermeto e Roosevelt vamos levar proposta junto com o meu presidente da Casa. Para que vaidade política, para que divisão, não precisa disso gente. A população precisa da gente. Aquele que faz um bom trabalho à Casa retorna.”

Falando sobre o fugitivo Lázaro, caçado pelas polícias do DF e de Goiás, além da Força Nacional, Guarda Jânio afirmou que não tem dúvida nenhuma que “com a nossa polícia tanto a civil como militar ele não irá escapar”.

“Temos a maior polícia e precisamos investir em equipamentos, viaturas, infraestrutura, enfim, em humanos, para que a gente possa continuar protegendo os nossos familiares e cidadãos. E arma, sim, para aquele cidadão de bem”, concluiu Jânio.

O comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Márcio Cavalcante Vasconcelos, esteve na CLDF para prestigiar o evento e disse que é um grande orgulho ter mais um da PMDF nos quadros da Casa.

“Quem conhece a história do Janio naquela avenida central em frente ao Relógio em outros lugares fez história, não é Jânio? Então que agora nessa cadeira com mandato legislativo que possa trabalhar ainda muito mais para quem nós somos vocacionados para fazer isso, já somos como policiais e agora como deputado o senhor tem a obrigação de servir a nossa sociedade e o nosso Distrito Federal”, lembrou Vasconcelos.

A deputada Celina Leão (PP-DF) ressaltou a participação do governador Ibaneis Rocha que colaborou na articulação política para que Guarda Jânio assumisse a cadeira na CLDF. Ela também se referiu a um time que trabalha junto envolvendo a equipe do GDF e os parlamentares da Casa.

Ela afirmou que quer ver Guarda Jânio em seu gabinete despachando. “Eu já estou até te vendo no trio elétrico agradecendo a Deus e colocando para a sua cidade que seu sonho que realmente se concretizou”, disse Celina.

Estiveram presentes, os deputados distritais Hermeto (MDB), Roosevelt Vilela (PSB), os administradores de Sol Nascente-Pôr do Sol, Claudio Ferreira, e o de Vicente Pires, Cláudio Castro. o prefeito de Planaltina, delegado Cristiomar (PSL).