O vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto (Avante), participou do programa Brasília em Atividade na rádio Atividade – 107,1, apresentado pelo Wiguinho e o jornalista Josiel Ferreira do site Tudo Ok Notícias, que vai ao ar todas as quintas, às 18h.  A chapa Ibaneis-Paco tem tudo para se manter até 2022, como resultado da continuidade do trabalho reconhecido, em ritmo como não se via há muito tempo no DF. “Em time que está ganhando não se mexe”, sobre projeto dele e do Avante, seu partido, de colaborar com o governador Ibaneis Rocha (MDB). Paco falou sobre as obras estruturais como os Complexo Viário Governador Roriz e Túnel de Taguatinga em construção. 

Na área da saúde, ainda respondeu sobre a inauguração do Hospital Acoplado de Samambaia, que acontecera esta sexta (28) às 9h.

De acordo com ele, a área da saúde tem apresentado bastante entregas. Nesta semana foi entregue o Hospital de Campanha de Ceilândia. Nesta mesma semana também foi assinado o sinal verde para a revitalização da Avenida Hélio Prates Trecho I e encaminhada obra do Trecho II.

Quanto ao hospital de Ceilândia, uma necessidade nesse momento de pandemia para que desafoguem as UTIs das redes públicas. “E assim possamos fazer cirurgias eletivas que estavam paralisadas.”

Paco informou que com os três hospitais de campanha baixaram os níveis de internação. Hoje estão no patamar de 70% a 80% de ocupação.

O hospital acoplado de Samambaia, que será inaugurado nesta sexta, é prova concreta de que o Governo do Distrito Federal tem credibilidade.

“O hospital prova que um governo que é creditado pelo empresário, como o de Ceilândia que está em pleno funcionamento, é um governo que o empresariado acredita, doa de bom tom. O de Ceilândia contou com doação 100% de uma empresa de fora, a JBS. Esse acoplado de Samambaia é um legado deixado pelo governador Ibaneis Rocha na Saúde, porque ficará para a população.

Na visão de Paco, os hospitais de campanha são muito necessários nessa hora de pandemia, mais esse acoplado de 102 leitos, foi também 100% doado, não tem dinheiro público nele. Foi tudo feito em parceria com o Instituto BRB, empresários do DF, de fora do DF que viram o governo como parceiro.

“O que me surpreendeu é que os empresários estão contribuindo com a população. A oportunidade, a prosperidade que eles tiveram estão devolvendo em saúde para população.”

“É um filho que nasceu, só que meu e do governador Ibaneis”, resumiu Paco, sobre os hospitais acoplados e de campanha.

O hospital tem 102 leitos, com enfermaria, oxigênio,  de primeiro mundo e entregue num tempo recorde de 40 dias. Paco participou do acompanhamento, inclusive postando vídeos curtos nas redes sociais com o andamento das obras dia a dia.

“A coisa mais importante é você dar satisfação para a população e, principalmente, para esses amigos que eu bati na porta, o governador ligava, eu ia, que doaram. Você tem obrigação mais que moral de prestar contas. Provar o que é feito com os recursos.

O vice-governador contou que a relação com empresários é transparente, como uma relação entre amigos.

“A Brasal me doou, nosso amigo Osório, no ano passado. Ele sabe quanto de álcool eu comprei, o Instituto BRB, também doam equipamento direto para a Secretaria de Saúde. Não precisamos pedir para ele, já estava arrumado. É uma prestação de contas para o seu amigo. Aí, você tem coragem de bater de novo na porta e falar ‘dá para me ajudar de novo?’”

Também foram inauguradas mais unidades do Papa Entulho de Águas Claras com Arniqueira, que é educação, é saúde, com lixo bem tratado são evitados muitos problemas de saúde e saneamento básico.

Já são 13 estações Papa Entulho e com emenda do deputado distrital, Agaciel Maia (PL), será inaugurado mais um em Arniqueira.

Reforma de quadras

Um dos ouvintes encaminhou em áudio pergunta sobre reforma das quadras da Praça do Eucalipto, com voz de garoto, a curiosidade era saber quando ficarão prontas. Ele lembrou que as “quadras estão em situação precárias”.

A resposta de Paco esclareceu que as quadras estão sendo licitadas por meio da Novacap. Deverá ser de piso sintético. A Novacap informou que as obras já foram licitadas. Houve pequena modificação no projeto porque será revitalizada toda a praça, não apenas as quadras de esporte, mas também alambrados e outros equipamentos.

Uma ouvinte indagou ao vice-governador sobre as vacinas para os professores. Se realmente os docentes poderão retornar às atividades em agosto, por que o ritmo ainda está muito lento.

O vice-governador lembrou que todos os governadores são geridos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Conforme vão chegando as doses as pessoas são imunizadas, com diversos públicos, por exemplo aquele com comorbidades e os professores que já entraram na vacinação. “Eu mesmo estive com o secretário Leandro Cruz, no dia de vacinação e agora já começamos com as creches para o retorno dessas aulas presenciais. Estamos fazendo dentro da imunização para os policiais, e pessoas com comorbidades.”

Tanto Paco, as duas doses, quanto Ibaneis, primeira dose, segundo o vice-governador respeitando a fila e o direito de toda a população se vacinar.

Uma funcionária do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), questionou Paco quando os servidores serão vacinados. Ele respondeu que esteve com um grupo de recicláveis do Paranoá e fizeram o pedido para serem vacinados. Eles estão na linha de frente também como os rodoviários.

Segurança pública

Outra ouvinte perguntou sobre reforço na segurança pública, no tocante ao policiamento. Paco tem repetido constantemente que as polícias do DF são as melhores do Brasil. Tanto civil, quanto militar, defesa civil, bombeiros também.

Na academia a capacidade de formação é de 500 policiais. O GDF convocou 1.500 concursados aprovados da PM que já foram treinados na academia. E ainda serão convocados 500 PMs no segundo semestre desse ano. No mandado de Ibaneis cerca de 900 policiais já foram formados e atuando nas ruas. A maior parte das viaturas foram trocadas. Os armamentos são, agora, confiáveis, e ainda “estamos valorizando esses policiais.

Paco informou a um ouvinte que os portadores de necessidades especiais estão sendo vacinados de 25 anos em diante.

Uma gestora do Centro de Educação Infantil de Ceilândia, Érica, questionou o governo sobre a vacina também, com respeito ao atendimento às escolas de crianças de 4 a 5 anos. A escola não entrou na lista de vacinação. Apesar de estar acompanhando os alunos de forma remota a expectativa é grande para o retorno do ensino presencial. O vice-governador se comprometeu a ir ao centro educacional a fim de fazer uma visita ao lado do secretário Leandro Cruz, pois ele detém o conhecimento real das escolas do DF.

Com relação à vacina, Paco explicou que é preciso saber a quantidade de doses que foi alcançada para poder fazer nova compra. O governador Ibaneis Rocha lidera o Consórcio Brasil Central, e colocou Paco como secretário executivo do grupo de governadores da região central do país.

“Já estamos com cartas de intenção de compra e terão que ser em princípio doadas ao PNI. Eu tenho que comprar, doar para o governo federal para depois vir de novo. Já estão em andamento, as conversas com o ministro Queiroga sobre isso. Estamos com duas ou três vacinas em estágio bem adiantado de andamento. Só que não tem planta suficiente no mundo para entregar vacinas. As fábricas não tem mais capacidade. É uma pandemia mundial. E ninguém sabe o que vai acontecer”, detalhou Paco.

Avante

Em relação à legenda de Paco, ele informou que não haverá mudanças para 2022. Foram realizadas adequações partidárias para fortalecer o partido e fazer nominatas visando à eleição e principalmente objetivando superar a cláusula de desempenho, que é aquela quantidade mínima de votos que era 1,5% e agora são 2% do eleitorado.

“Temos que fortalecer tanto para deputados distritais quanto federais. No caso de distrais temos dois deputados, que são João Cardoso e Reginaldo Sardinha. Somos os segundo partido mais votado no DF com 98 mil votos só perdendo para o governo passado. Era do governador que fez 104 mil.”

Segundo Paco, o Avante teve um crescimento de 600% nacionalmente. “Temos hoje nove deputados federais, um vice-governador e um grande número de prefeitos, prefeitas e vice-prefeitas eleitas no Brasil”

Em 2022 Paco será candidato de mãos dadas com Ibaneis? Muitos ouvintes estavam curiosos para saber se o time não será mudado. “Estamos juntos, o projeto meu continua o mesmo. Tem muita gente querendo, mas é uma decisão que tem que ser tomada”, disse.

Na ótica do vice-governador, falar de eleições agora é completamente fora do contexto. Ele entende que no meio de uma pandemia, hoje o que preocupa é salvar vidas, cuidar dessas pessoas do DF.

“Qualquer um que falar de política vai ter surpresas no ano que vem. Isso é fato. Agora, a intenção de Paco Britto e Avante é estar junto, repetindo a chapa com o governo Ibaneis. Isso é fato. Qualquer conversa sobre política é antecipar um jogo que é só para o ano que vem. O que temos que fazer é trabalhar”, antecipou.

Governador Ibaneis Rocha e o vice-governador Paco Britto

Paco questionou se irá continuar a mesma regra do jogo político.

“Vai poder coligação ou não? Vai ser coeficiente com o mais votado? Vai ser só o mais votado? Então, nem fazer chapa dá. Você tem que começar a conversar. Não podemos antecipar o jogo. Porque a oposição está jogando. Os outros têm que antecipar, não nós. Eu acho muito temerário falar de eleição no meio de uma pandemia. Precisamos cuidar das pessoas. Não podemos fechar de vez. Fomos o primeiro governo a fechar e o primeiro a flexibilizar. Porque essas pessoas vão morrer de fome, por falta de trabalho, desemprego.”

Paco afirmou que há, aproximadamente, hoje, 350 a 400 obras em andamento do GDF. São 30 mil empregos diretos. “Nessa pandemia nós crescemos 1%. A arrecadação foi boa. E dando atenção e fazendo as coisas. Não paramos de construir. Não podemos festejar em respeito ás pessoas que tiveram seus entes queridos perdidos.”

Questionado sobre a vacina Sputnik V, se foi liberada pela Anvisa, ele respondeu que não houve a liberação ainda. Por intermédio do Consórcio Brasil Central, integrado por Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins;

“Estamos na fila comprando diretamente do fundo soberano russo, sem pagar um tostão a mais do que é vendido mundialmente. Estamos negociando com os laboratórios, desde que nós vamos fazer o pagamento a partir do momento que estejam aprovados pela Anvisa. Se o Supremo validar a importação, essa decisão será tomada pelos sete governadores, porque tem que saber das consequências e cuidar se sua população”, esmiuçou Paco.

SAMU-DF

Paco foi indagado sobre as bases descentralizadas do SAMU-DF que prestam atendimento importantíssimo à população do DF como um todo.

A base descentralizada inaugurada recentemente na 905 Norte é de montagem rápida e desmontagem extremamente fácil e econômica. É possível até transferi-las de acordo com a necessidade. “Mais três serão inauguradas nesse ano. Nos três meses de 2021, o Samu registrou 7.800 atendimentos. Está distribuído em 22 bases no DF. Isso é um trabalho que estamos fazendo juntamente com o secretária da Saúde, Osnei Okumoto e poderá vir a se tornar uma referência nacional, ou seja, para outros estados”, disse ele acrescentando que hoje são 22 bases.

Quanto à campanha de Natal, Paco assegurou que haverá a campanha do agasalho coordenado pela SEDS, que já está trabalhando. Ele pediu para que todas as secretarias façam em conjunto com a secretaria que é em prol de um governo só. “Hoje, recebemos uma doação de frangos para começar a tirar gradativamente, daqui 21 dias, para institutos que já estejam cadastrados, para ter um controle.” Ao final da entrevista, Paco se comprometeu a responder as perguntas que por algum motivo não pode ser lida ou o áudio reproduzido.

Por fim, o vice-governador pediu a todos que mantenham o protocolo de segurança contra Covid-19. “Ajude-me a ajudar vocês, me proteja para que nós possamos proteger vocês. E máscara, distanciamento, quando não puder com álcool, lave as mãos, se higienize.”