https://picasion.com/

Secretaria de Educação reforça que prazo de confirmação acaba nesta quinta (11), às 23h59. Dois terço dos inscritos ainda não enviaram os documentos

A poucas horas do fim do prazo, ainda é baixo o número de estudantes que confirmaram a matrícula na rede pública para o ano letivo de 2021. Até as 8h de hoje, dos 31.092 novatos que se inscreveram para o ensino regular, apenas 10.601 enviaram os documentos e asseguraram a vaga. Entre os mais de dois mil inscritos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), apenas 224 confirmaram.

O prazo para que os estudantes confirmem a matrícula se encerra às 23h59 desta quinta-feira (11). Para a confirmação, é necessário enviar os documentos pelo site da Secretaria de Educação. Aqueles alunos que já estudam na rede pública e não pretendem mudar de escola, tem a matrícula renovada automaticamente. Essa confirmação é destinada aos novos estudantes, alunos da EJA ou para aqueles que desejam mudar de unidade (remanejamento).

“Nós ampliamos o prazo em dois dias porque tivemos alguns problemas nas primeiras horas de funcionamento do sistema, com vários acessos simultâneos, e também porque o número de confirmações é baixo. Mas não há previsão de nova extensão de prazo. Então é importante que os inscritos confirmem a matrícula. A hora é essa”, diz o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, Ernany Santos de Almeida.

20.491 novos alunos ainda não confirmaram a matrícula na rede pública

As escolas também estão ajudando aqueles inscritos, que procuram auxílio para confirmar as matrículas. Os pais e responsáveis – com dificuldades ou que não têm acesso à internet – podem procurar a unidade escolar, por telefone ou e-mail, para agendar a efetivação da matrícula. Segundo a Secretaria de Educação, toda a rede pública de ensino está em busca de alternativas para atender a população seguindo os protocolos de segurança e evitando as aglomerações.

A previsão é ter todos os dados fechados de confirmação das matrículas (online e diretamente nas escolas das 14 Coordenações Regionais de Ensino) no dia 19/02.

Passo a passo

A plataforma digital está ativa, e, para confirmar a vaga, basta acessar o link e inserir os dados solicitados, sem utilizar acentuação nos campos a serem preenchidos. O envio da documentação digitalizada deve ser nos seguintes formatos: jpeg, jpg, png, bmp, gif e pdf.

É importante que antes de clicar em ENVIAR DOCUMENTAÇÃO, o estudante confira se todos os documentos foram inseridos no sistema. Essa ação somente poderá ser realizada uma única vez.

Se comprovada a entrega de documentação falsa ou adulterada, a matrícula no ano ou série desejados será invalidada. Toda a documentação entregue será submetida à análise do órgão próprio da Secretaria de Educação, nos termos do art. 254, § 2º do Regimento Escolar da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.

◖ 1ª etapa/on-line ◗

🗓️  De 02 a 11 de fevereiro de 2021

– Os pais e responsáveis deverão enviar a documentação digitalizada (Arquivos tipo jpeg, jpg, png, bmp, gif e pdf)


📄  Documentos

■  Documento de identificação (RG) – Certidão de Nascimento ou documento oficial com foto e CPF do estudante;

■  Registro Geral (Carteira de identidade ou CNH) e CPF do responsável legal pela matrícula do estudante;

■  Declaração Provisória de Matrícula (DEPROV) ou Histórico Escolar;
■  Comprovante de residência e/ou trabalho.
 

◖ 2ª etapa/Presencial◗

🗓️ Após o início das aulas do ano letivo de 2021

–  Os pais e responsáveis deverão entregar a documentação física, com apresentação do original e cópia, conforme o cronograma que será disponibilizado pela escola do estudante.

 📄  Documentos

■  Cronograma após o início do ano letivo

■  Apresentação na Secretaria Escolar (Original e cópia)

■  Documento de identificação (RG) – Certidão de Nascimento ou documento oficial com foto e; CPF do estudante;

■  Registro Geral (Carteira de identidade ou CNH) e CPF do responsável legal pela matrícula do estudante;
■  Declaração Provisória de Matrícula (DEPROV) ou Histórico Escolar; Comprovante de residência e/ou trabalho;

■  2 (duas) fotografias 3×4;

■  Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH, nos termos da Lei Distrital nº 4.379/2009;

■  Carteira de Vacinação, conforme Lei nº 6.345/2019;

■  Número do NIS – Número de Inscrição Social.

*Com informações Secretaria de Educação