Como se não chegasse os problemas na gestão do transporte do Distrito Federal, o GDF agora fará a gestão do transporte público interestadual das 33 cidades goianas que ficam no entorno.

Segundo a Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o governo do DF, pode aumentar ou diminuir as tarifas, aplicar melhorias, penalidades quando for necessário e determinar as gratuidades para os ônibus interestaduais.

A decisão foi pulicada no Diário oficial da União pela ANTT, passando as responsabilidades para o governo do DF, mas ainda não se sabe quando começa de fato começa a operacionalização do transporte entre as cidades goianas. A mudança que já vinha sendo discutida desde 2017, vai beneficiar cerca de 2 milhões de passageiros que utilizam diariamente o transporte público que tem muitos problemas como pouca quantidade de veículos, mas condições de uso, fazendo com que os passageiros obtêm pelo transporte clandestino.

A prefeitura de Luziânia que desde o inicio da gestão de Diego Sorgatto como Prefeito tem sido alvo de varias polemicas, hoje emitiu nota criticando a decisão da ANTT, pois acredita que os passageiros do eixo sul ficarão reféns das decisões do Governo do Distrito Federal. Já a prefeitura de Valparaiso declarou apoio a mudança e que ira trabalhar em conjunto com o GDF, principalmente na fiscalização dos veículos para que prestem um serviço adequado aos passageiros.

Clique e confira: https://globoplay.globo.com/v/9171542/