⬇️ ⬇️ ⬇️ ⬇️

“Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.” (Art. 1º, Parágrafo Único, da CF/88).

Jaqueline Galuban
Advogada e Servidora Pública

Você se lembra em quem voltou nas eleições de 2018? Sabe o que os deputados e os senadores estão fazendo para o seu estado, para sua qualidade de vida como cidadão?

Todos nós temos uma opinião formada sobre educação, saúde, segurança, mas quantos de nós procura saber o que os parlamentares do nosso estado fazem no congresso nacional nessas áreas de atuação? Você já visitou o site da Câmara Federal , do Senado ou do Planalto? Sabe o que o presidente tem feito? No final da matéria deixaremos os sites para que você possa dar uma olhada e passe a ser ator desses mandatos,além do momento em que digita na urna eletrônica aquele número.

Saiba que a atuação desses agentes políticos deve ser um reflexo da vontade popular e que você , cidadão, tem legitimidade para fiscalizar e cobrar uma atuação de acordo com as necessidades da sua unidade federativa, do povo brasileiro e também cobrar promessas eleitorais.

Só existe fiscalização , se houver informação. Você precisa saber , para fiscalizar. E você tem o direito de saber tudo o que não for considerado, por lei ,sigilo, nos casos em que as informações sao consideradas imprescindíveis à segurança da sociedade ou do Estado e sua divulgação colocaria em risco a população, a soberania nacional, as relações internacionais ou as atividades de inteligência.

Fiscalize seu dinheiro. Solicite informações aos políticos eleitos, especialmente ,aquele que recebeu seu voto e foi eleito. Nos sites abaixo você terá acesso aos e-mails, telefones dos gabinetes parlamentares, remunerações , gastos públicos , bens patrimoniais, licitações, contratos. Não fique alheio! Leu no site e não entendeu, envie sua pergunta, pesquise, mas não deixe de saber para onde o nosso país caminha com seus próprios olhos. Não tenha preguiça, mas se por acaso tiver, lembre-se de quando procurou o estado por seus direitos e teve uma negativa.
Até , internet

https://www.gov.br/planalto/pt-br

https://www.camara.leg.br

https://www.camara.leg.br