O beneficio temporário foi dado pela Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP-DF) tendo incio na manhã de ontem (17) e vai se estender até o dia (24) as 10h, horário limite para retorno ao sistema prisional.

Os saidões são concedidos aos presos em regime semiaberto que cumprem os critérios como bom comportamento e que trabalham ou estudam fora. A Justiça aponta que são pessoas que já saem diariamente das cadeias.

Os benefícios que ocorrem sempre próximos a datas comemorativas dando direito a cada detento a 35 dias de saídas ao logo do ano, ocorrendo geralmente em datas como Dia das Mães e Natal.

Os conhecidos saidões ficaram suspensos de março até setembro deste ano devido a pandemia, retornando ontem com a liberação de 1.739 presos para passarem uma semana pelas ruas do Distrito Federal. Como todos sabemos nestes períodos os índices de criminalidade costuma aumentar tendo em vista que muitos comentem novos crimes.

Além da liberação dos detentos ocorrida ontem já esta prevista uma nova saída no dia 21 de dezembro com retorno no dia 28 de dezembro, sempre as saídas são de uma semana.