https://picasion.com/

Na quarta-feira, (01/04), a Administração Regional da Fercal finalizou a reconstrução e ampliação da rede de captação de águas pluviais na via de acesso entre as comunidades Boa Vista e Rua do Mato. Na ocasião, fortes chuvas caia e por este motivo, abriu uma cratera de proporção gigantesca. A obra durou aproximadamente dez dias. 15 manilhas tiveram que ser instaladas e foi preciso em torno de 200 caminhões de aterro e pedra marroada. Devido a necessidade de estabilizar o trecho, a participação do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER), foi necessária, além, da atuação da Novacap e a parceria de órgãos privados como CIPLAN e Tubomix.

De acordo com a Administração Regional, rondas diárias são feitas para identificar os pontos com risco de desmoronamento, principalmente nas áreas rurais.

Administrador da Fercal, Fernando Gustavo ressalta a importância da obra e reforça o eminente cuidado com a saúde local. “O governador Ibaneis Rocha é um visionário, o decreto 40.583 foi o último publicado, e desde o primeiro, nos traz orientações de como trabalhar e se portar diante da situação, por isso, apesar do efetivo menor com a presença de servidores , seguimos com intensidade os trabalhos. A obra de captação pluvial e a contensão da cratera foi uma execução bem feita. Parabenizo o trabalho de equipe feito por essa turma nossa que permitiu a continuidade das ações”.

Desde o início de março, as comunidades do Engenho Velho e do Programa de Assentamento Contagem não precisam mais se preocupar com a chuva. A força-tarefa composta por diversos órgãos públicos para resolver o impasse instalou galerias de águas pluviais em ambas. Além disso, recebeu reparos uma ponte na segunda região, que se desintegrava a cada chuva, levando perigo para quem trafegava por ali.

Outras ações

Apesar do isolamento devido a pandemia da Covid-19, os trabalhos na cidade seguem num esquema reduzido com revezamento. Recentemente, antigas paradas de ônibus deram lugar a novas e agora, elas receberam revitalização do piso e também acessibilidade.

Inservíveis, entulhos e lixo estão sendo retirados de toda a cidade, pois o combate à dengue continua com ações conjuntas de agentes e monitoramento da R.A.

As estradas que necessitam, continuam recebendo manutenção, além do trabalho de roçagem.

Há pouco tempo, bloquetes foram implantados na frente de algumas escolas do campo. Córrego do Ouro e Cantigueiro foram as primeiras, por último, foi beneficiada a Escola Classe Sonhém de cima, em Contagem. O que encerrou o problema de lama e poeira nos locais.

Saúde

A primeira etapa da campanha de vacinação contra gripe (Influenza), adiantada devido aos casos de corona vírus, foi direcionada a idosos a partir de 60 anos. Em apenas três dias, 90% dos idosos na Fercal foram imunizados. Um sucesso diante da pandemia. Graças a uma parceria da administração que prestou suporte aos profissionais de saúde locais.