https://picasion.com/

Devido à pandemia do Coronavírus no Distrito Federal, o governo local anunciou a ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais da capital federal. O objetivo é estar preparado para a demanda de pacientes que deve aumentar, conforme o avanço da doença.

Nesta segunda-feira (30), a deputada distrital Jaqueline Silva (PTB) esteve no Hospital de Santa Maria para acompanhar a ampliação anunciada. Nesta unidade, a preparação é para o aumento dos atuais 40 leitos de UTI para 110, quase triplicando a quantidade.

Ao visitar o local, a distrital lembrou que um dos maiores impactos do vírus é na ocupação de leitos, gerando colapso no sistema. “É o momento de unirmos forças. O governador tem sido proativo nas ações de contenção e receptivo quanto as ideias e indicações que estamos apresentando”, argumentou Jaqueline, que é autora do projeto de lei que prevê mutirões de distribuição de cesta básica emergencial para as famílias que estiverem em situação de vulnerabilidade. A proposta foi aprovada na Câmara Legislativa e aguarda pela sanção. “Sabemos que o impacto na economia será muito grande e precisamos amparar as famílias”, lembrou.

Segundo dados da Secretaria de Saúde (SES), atualizados na noite desta segunda-feira (30), o DF já registra 312 casos do novo coronavírus na capital. Pelo menos 38 casos são de transmissão comunitária, quando não é possível rastrear a origem da infecção. Ainda de acordo com a SES, 31 pessoas estão internadas em hospitais – 13 em UTIs. No total, o Corona já infectou, até as 12h55 desta segunda-feira (30), 4.371 pessoas no Brasil.

A deputada ressaltou ainda que vem cumprindo a quarentena conforme determinado pelas autoridades de saúde, mas que a fiscalização é fundamental para que tenhamos o máximo de eficiência possível no atendimento das vítimas.