Localizado em Sobradinho, cidade satélite de Brasília-DF, o Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes atende a idosos de ambos os sexos, excluídos sociais, sem condições de auto sustento, em regime de longa permanência.

O Lar é obra criada e mantida pela instituição Obras Assistenciais Bezerra de Menezes – OBEM, associação filantrópica, sem fins lucrativos, administrada por voluntários não remunerados.

Possui Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, emitido pelo Governo Federal, título de utilidade pública, registro no Conselho de Assistência Social do DF, no Conselho dos Direitos do Idoso/DF e no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente/DF.

Gera mais de 60 empregos diretos, entre cuidadores de idosos, pessoal de escritório, recepção, secretaria, cozinha, lavanderia, limpeza, artesãos, operários e profissionais das áreas de administração, fisioterapia, medicina, farmácia, terapia ocupacional, música, nutrição, psicologia, comunicação e serviço social.

Mantém, além do Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes, o Centro de Atividades Francisco de Assis, que oferece atividades para idosos, pessoas em situação de risco e para a comunidade. Juntas, essas unidades atendem mais de 120 pessoas.

A Oficina de Reciclagem, Reaproveitamento de Materiais e Produção de Papel Artesanal é responsável pela absorção da maior parte dos voluntários que atuam na instituição, além de servir como laborterapia para os idosos.

Com o projeto Reciclando Experiências, que consiste em oferecer espaço para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas trabalharem juntamente com os idosos, o Lar dos Velhinhos já recebeu dois prêmios: em 2010, o II Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa do Ministério da cultura e, em 2011, o Prêmio Cidadania da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil.

Como Ajudar

Existem diversas maneira de ajudar

1) Doações de Materiais de Consumo: o Lar sempre necessita de alimentos perecíveis (carne, frango, leite etc.) ou não perecpiveis, materiais de higiene e limpeza e medicamentos. Entretanto, convém você nos telefonar (3591-3039) para saber das necessidades no momento. Você pode deixar esse tipo de material na Secretaria do Lar em qualquer dia da semana, inclusive sábados e domingos, no horário das 8h às 18h.

2) Doações de Bens: o Lar também aceita roupas e calçados, móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, materiais de construção, veículos etc. Caso não seja possível aproveitar a doação no próprio Lar ou pelos idosos, esta é colocada à venda ao público no nosso Bazar Permanente. Os recursos obtidos com a venda são totalmente revertidos para o Lar. Dependendo do porte e/ou da quantidade, as doações podem ser recolhidas por nossa equipe. Entre em contato pelo do telefone 3591-3039 para agendar a coleta.

3) Recursos financeiros: doações em dinheiro podem ser feitas por depósitos na conta-corrente do Lar:
Banco: Banco do Brasil
Agência: 1226-2
Conta: 90.697-2
CNPJ: 00.627.927/0001-56
Razão Social: Obras Assistenciais Bezerra de Menezes

4) Voluntariado: existem diversas atividades em que você, tendo ou não uma habilidade específica, pode participar. Desde atividades realizadas diretamente com os Idosos até tarefas de manutenção, existem diversas oportunidades para auxiliar. Visite-nos ou entre em contato pelo telefone 3591-3039 para obter mais informações.

5) Oficina de Reciclagem, Reaproveitamento de Materiais e Produção de Papel Artesanal: produz diversos materiais que podem ser de grande utilidade em seu cotidiano: agendas, livros de receita, porta canetas, ímãs para geladeira, caixas de fósforo decoradas, relógios, cafeteiras artesanais, vasos e muitas outras coisas. Esses materiais são produzidos com a participação de voluntários, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e idosos, e podem ser adquiridos na Secretaria do Lar ou nas feiras que periodiamente são realizadas em Brasília. Toda a renda da oficina é revertida para o Lar. Clique aqui para ver as imagens de alguns dos produtos da oficina de papel reciclado.

6) Eventos: periodicamente realizamos eventos como o Festival de Tortas e a Festa Junina. Participando deles  você está colaborando com a manutenção do Lar. Informe-se pelo telefone 3591-3039 para se inteirar da agenda.

7) Divulgação: divulgue o trabalho do Lar entre seus familiares e amigos.